quarta-feira, 28 de maio de 2008

Puro Luxo

Qual mulher não gostaria de tomar café-da-manhã em frente as vitrines da Tiffany's? Ou quem não gostaria de levar algo da própria para casa? Não há quem resista a uma vitrine de jóias, quanto mais da ostentosa Tiffany's.

Breakfast at Tiffany's (1961), cujo título em português é Bonequinha de Luxo, é um romance urbano de pura sofisticação. Foi baseado em um livro, de mesmo título, de Truman Capote, mas alguns fatos foram omitidos no filme, como a suposta bixessualidade de Holly, na intenção de tornar a personagem mais adequada para Audrey Hepburn.

A princípio, Breakfast at Tiffany's seria dirigido pelo novaiorquino John Frankenheimer e estrelado por Marilyn Monroe. Após a substituição de Marilyn pela, não menos glamurosa, Audrey Hepburn, a atriz declarou que jamais havia ouvido falar de Frankenheimer e fez pressão para que outro diretor fosse contratado em seu lugar. E foi exatamente o que aconteceu! Além disso, a querida bonequinha luxuosa recebeu um salário de US$ 750 mil por sua atuação, o que a tornou o 2º maior salário pago até então a uma atriz. O 1º era o de Elizabeth Taylor em Cleópatra, de US$ 1 milhão. Percebem o poder?

Foi apenas indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz (Audrey Hepburn), prêmio que, na minha maneira, foi o mais digno de lástima, já que a atuação de Audrey foi encantadora; Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Direção de Arte - Colorido. Entretanto, ganhou 2 Oscars: de Melhor Trilha Sonora - Comédia/Drama e Melhor Canção Original, Moon River, canção escrita especialmente para a atriz, considerando que, na época, ela não possuía treinamento para canto. E, ainda, conquistou o Grammy de Melhor Trilha Sonora - Cinema/TV.

Bonequinha de Luxo é sem dúvida, um filme imperdível que representa, muito bem, uma época em que o amor e a inocência faziam parte do cenário.

E uma curiosidade: a Tiffany's abriu em um domingo, para que as filmagens dentro da loja pudessem ser realizadas, uma notável acontecimento, já que a loja não abria no tão esperado "dia do descanso" desde o século XIX.

Alguns links relacionados:
Audrey Hepburn contando Moon River br.youtube.com/watch?v=_aU02NIFdQM
Site da Tiffany's www.tiffany.com

Nenhum comentário: