sexta-feira, 25 de julho de 2008

Arte Contemporânea no Deserto da Califórnia

Considerada ícone do modernismo, a Casa Kaufmann, vale-se de vidro, pedra e aço, em desenho em ares de pavilão. Projetada por Richad Neutra, famoso arquiteto austríaco que ajudou a definir o estilo moderno nos Estados Unidos, ela está situada em Palm Springs, no deserto da califórnia.
Encomendada a Neutra pelo magnata Edgar J. Kaufmann, de Pittsburgh, a casa ficou vaga após a morte dele, em 1955, teve vários donos e resistiu a algumas reformas. Em 1992, foi comprada por US$ 1,5 milhão pelo administrador de investimentos Brent Harris e pela historiadora de arquitetura Beth Edwards Harris, que agora estão se divorciando. O imóvel estava à venda havia mais de três anos e, segundo eles, corria o risco de ser demolido ou completamente modificado, pois na região em que está situada casas no estilo espanhol dominam o cenário.
Mas quanto, afinal, vale essa obra de arte contemporânea? US$ 16,84 milhões! Esse foi o preço pago por um comprador anônimo. Perfeita em seu entorno árido e montanhoso foi uma das mais fotografadas casas do século XX.

Agora, espera- se que o novo proprietário faça jus a esta obra de arte.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Tom libanês, alto e agudo em Londres

Mika nasceu em Beirute, no Líbano e vive atualmente como cantor pop em Lodres.Durante cinco anos tentou em vão entrar no mercado da música. Com um estilo muito diferente e arrojado, diferente de tudo o que hoje em dia se vende, Mika foi, por várias vezes, rejeitado pelas gravadoras. Essa relação não tão boa com as editoras inspirou-o ao escrever a letra de "Grace Kelly", o seu primeiro vídeo divulgação, onde ele critica a editora britânica à qual estava ligado, pelo facto desta, segundo ele, o querer a todo o custo moldar para um estilo mais comercial.

O seu primeiro álbum e, em particular, o seu single Grace Kelly tem sido um sucesso. Há críticos que consideram a sua voz semelhante à de Freddie Mercury.



Devido à grande variedade de influências musicais que recebeu em toda a sua vida, Mika, tem hoje um reportório que se pode definir como uma mistura de todas essas influências. Desde Prince e Metallica, à música clássica que conhecera na ópera, passando pelos traços islâmicos trazidos do Médio oriente, em Mika reconhece-se toda esta variedade musical. No entanto o que mais encanta das características de Mika é a sua voz que se diz semelhante à de Freddie Mercury mas onde também se notam bastante bem imensas influências de Michael Jackson, principalmente em temas mais pausados como Any Other World, Happy Ending e Erase.


quarta-feira, 2 de julho de 2008

Angelina

A pouco menos de um mês conheci uma mina, Angelina, amiga dos meus amigos, inclusive do meu namorado. Garota bonita, charmosa e que sabia fazer a felicidade da galera. No começo fiquei com um pouco de ciúme, mas depois que a conheci fiquei tranqüila. Ela não era má pessoa afinal.

Saímos juntas algumas vezes, mas nunca conseguimos conversar de fato. Até que noite passada (ahhh, noite passada), ela apareceu de novo. Os garotos a idolatram, elogios e mais elogios, ela estava mesmo graciosa. Com umas roupa estilo cigana, muitos panos coloridos e um perfume sem igual.

Como sempre, o circulo foi aberto e o papo começou. Eu, como de costume, fiquei na minha, só ouvindo. No começo escutei meus nome ser mencionado por ela algumas vezes, mas nada de importante, logo o assunto mudava.

Num certo momento ela parou e olhou diretamente pra mim. Seu sorriso estava estonteante e uma áurea a envolvia.

Me senti fraca de repente. Em um momento eu estava em pé, conversando numa boa; depois fechei os olhos e me senti como se estivesse andando, meio que indo pra um lado, apoiada nas costas do meu namorado. Sentei, comecei a falar muitas coisas sem sentido. Por um momento não lembrava como tinha ido parar alí e achei ter vindo dançando, me debatendo, como louca mesmo e que todos estavam olhando pra mim por isso.

Os meninos não paravam de rir e gritar "Caramba, nunca tinha visto uma coisa dessas!" e isso me deixou bastante assustada. Já estava morrendo de vergonha, tinha certeza que algumas lágrima eu ia derramar. Mas aí abri os olhos e tudo parecia ter voltado ao normal até que fui tentar contar o que tinha sentido. Não conseguia, não saía nada, eu simplesmente não conseguia terminar uma frase sequer, esquecia o que estava falando. Percebi, depois de muito encher o saco que, na verdade, eu não fechava os olhos, eles estavam abertos sempre, era só uma piscada demorada. Mas parecia um eternidade!

Eu disse à Angelina que ela devia ser psicóloga, ela tem um dom. Ela começa nos contando uma história sem sentido algum e, além de fazer com que a gente a acompanhe, parecendo ser o personagem principal, ainda nos faz falar o que realmente estamos sentido, nos faz mostrar o que realmente somos.

O vento estava muito forte naquela noite, estava sendo empurrada constantemente pra esquerda, precisava por muita força pra me manter na mesma posição, tanto que minhas pernas e meus braços estavam extremamente cansados.

Todos, incluside Angelina, pareceram meio deprimidos no final da festa e resolvemos ir embora.