terça-feira, 8 de abril de 2008

A magia da arte japonesa

Quem nunca ouviu falar de Takashi Murakami? Bom, até semana passada eu também não.
Murakami, sem dúvida, é um prolífico artista contemporâneo japonês. Com suas obras com cores fortes e evidente a diversão, ele é considerado um dos mais completos de sua geração e um forte influente da cultura pop no mundo. Suas obras vão desde vídeos até escultura e enorme telas.

Algumas de suas obras encontram-se, no Museu do Brooklyn, em Nova York e com uma novidade, pela primeira vez uma das alas de uma exposição, no museu do Brooklyn, é uma loja de uma grife mundialmente famosa, Louis Vuitton. Lá estão sendo vendidas bolsas e carteiras com design exclusivos desenvolvidos por Takashi Murakami. As bolsas chegam a custar quase oito mil reais! Elas seguem a mesma linha de valorização das telas do artista, avaliadas em mais de três milhões de reais.

Alguma dúvida de que ele, realmente, tem talento?

O berço da arte de Takashi Murakami é o Japão. É do oriente que veio a inspiração para as heroínas cibernéticas, meio máquina, meio mulher.

Viajando pela arte underground, cultuada pela juventude japonesa, Murakami escolheu o plástico para esculpir bonecas com seios enormes e curvas generosas. Já em telas elaboradas, dá vida ao personagem Dob espécie de Mickey Mouse oriental.

Dob aparece na maioria dos desenhos de Murakami. Aos 46 anos, ele é um dos artistas mais influentes da Ásia e é considerado um dos mais completos de sua geração.

As obras que passeiam pelos vídeos, esculturas e grandes telas já rodaram o mundo. Foram incorporando elementos ocidentais, numa mistura de tradição e modernidade, passado e presente.

As cores fortes fazem referência aos alimentos saudáveis da culinária japonesa, como o cogumelo. Uma lembrança ao formato da bomba atômica. Dono de um estilo próprio e colorido, com telas que sugerem a terceira dimensão, Murakami deixa sua marca e vai se tornando uma forte referência da cultura pop no mundo.

Noventa obras contam a trajetória de Murakami no museu do Brooklyn, em Nova York. Pela primeira vez uma das alas de uma exposição, no museu do Brooklyn, é uma loja de uma grife mundialmente famosa. É lá estão sendo vendidas bolsas e carteiras com design exclusivos desenvolvidos por Takashi Murakami.

As bolsas chegam a custar quase oito mil reais. Elas seguem a mesma linha de valorização das telas do artista, avaliadas em mais de três milhões de reais. E para quem acha a grife de moda pode soar comercial demais, Murakami diz: "As mulheres gostam e isso é arte também".